5 Maneiras de Curtir a cuia do Chimarrão

Quando adquirimos uma cuia nova, ela vem com cor e gosto da madeira junto do amargor característico do porongo. Por isso necessitamos realizar um processo de curtir a cuia ou como também é conhecido, processo de cura.




Nós da Regalos, vamos explicar 5 desses processos e formas de realizar a cura da cuia de chimarrão.


1- Cura com erva-mate

Esse processo exige que a cuia seja enchida até uma certa altura com erva mate, e em seguida deve-se adicionar água quente até que a mesma fique cheia até a boca. Deixe repousar por 24 horas e lave com água corrente.


2- Cura com fogo

Esse processo inclui queimar a superfície interna da cuia. Para isso você pode utilizar um maçarico. Cuide para não exceder.


3- Cura com brasa

A forma mais recomendável de se curar com fogo é a brasa quente. Adicione a brasa à cuia, e vigie para que ela não queime demais. Não há um tempo exato de tempo que a brasa deve permanecer, depende da cuia.


4- Cura com cachaça

Esse processo não é muito utilizado, mas funciona muito bem. Adicione cachaça de alambique ao interior da cuia por aproximadamente 12 horas. O importante desse processo, é imediatamente, após esse tempo, fazer um chimarrão, para tirar o gosto e o cheiro da cachaça.


5- Cura com chás

Esse processo imita a cura com erva mate, podendo adoçar talvez o amargor do mate. Adicione chás mais fortes como marcela, cidreira e hortelã. E deixe a cuia descansar por aproximadamente 24 horas.

Gostou dessas dicas? Siga a página da regalos para ficar por dentro de nossos conteúdos.

873 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-icone-1.png