Como são fabricadas as cuias de chimarrão?

O chimarrão sem dúvida, é um fiel companheiro do gaúcho. Muitos de nós não dispensamos jamais um bom mate amargo no início ou no final de um longo dia de trabalho. Mas, você sabe como são fabricadas as cuias do nosso tradicional chimarrão? Acompanhe esse post, e vamos lhe mostrar todo o processo de fabricação.



A cuia, ainda como antigamente, é feita do fruto porongo ou porunga. É um fruto que possui casca resistente, mas seu interior possui bagaço mole. O fruto é colhido, e cortado no formato desejado para a peça. Em seguida, ele é posicionado em um local com sombra para que receba correntes de ar. Esse processo evita que a cuia sofra rachaduras possíveis, e elimina o cheiro característico.

O próximo passo é furá-la no centro, pra retirar o bagaço e tornar seu interior lisinho. O acabamento por fim, é feito em motor de rotação, para que receba enceramento e polimento. Por fim, o processo de cura da cuia nova, fica por conta do usuário.

Interessante não? Quer continuar a acompanhar os nossos conteúdos? Então acompanhe-nos nos nossos canais de mídia social e fique ligado.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-icone-1.png